Sinopse

O livro fotográfico intitulado Raízes apresenta através da fotografia a cultura da pesca artesanal de Penha, atividade que com o passar do tempo vem perdendo tradição na região. Através do livro e da exposição, o projeto pretende valorizar e dar novo vigor a cultura da pesca local, seus pescadores e suas raízes.

O projeto será apresentado por meio de fotografias, e estas farão parte de um livro que servirá de acervo histórico e cultural para o município de Penha SC. Além da obra impressa, o projeto prevê uma exposição itinerante de fotos, que dará oportunidade a comunidade em geral, principalmente aos mais jovens, de vivenciar e valorizar a cultura local.

O Artista

Rafael Saldanha é natural de Penha, SC. Graduou-se em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí em 2014, mas trabalhou como fotógrafo na Prefeitura Municipal de Penha de 2009 à 2017 contribuindo com fotos das praias, cultura, esportes e eventos, para o acervo histórico da Secretaria de Turismo. Essas fotos eram usadas em revistas, banners, folders e mídia digital para divulgação do município.

Rafael começou a se interessar pela cultura da pesca artesanal da região de Penha e no ano de 2012 começou a fazer os primeiros registros sobre o tema, mas, foi em 2015 que o projeto ganhou força. Ao realizar as fotos, percebeu a ausência de jovens na prática da pesca artesanal na região, muitos seduzidos com novas oportunidades de estudo e de trabalho, estão se afastando da atividade pesqueira, enfraquecendo cada vez mais essa tradição em Penha.

Há muito se discute a importância da fotografia não apenas como manifestação artística, mas também como função social, um instrumento de disseminação e preservação histórico-cultural. O trabalho fotográfico realizado por Rafael Saldanha compõe um museu imaginário itinerante para todos os indivíduos, exteriorizando o sentimento do artista por meio das histórias traduzidas em imagens.

Rafael se mostra aberto ao mundo e liberto de preconceitos o que se objetivos principais do Projeto Raízes são: obter fotografias dos pescadores artesanais da região de Penha, através de um olhar sensível e tornar estas fotografias históricas para a sociedade, tendo em vista a importância do resgate cultural.

Currículo Artístico

O fotógrafo foi finalista em 2016, do Concurso Latino Americano de Fotografia Documental “Los Trabajos Y Los Días” na categoria Homens trabalhadores, com o documentário “Raízes”sobre a pesca artesanal. Também foi Vencedor do Concurso Transversalidades – Fotografia Sem Fronteiras 2017 do Centro de Estudos Ibéricos em Portugal, na categoria Espaços Gerais, Agricultura e Povoamento, com o documentário Los Chapoleros os colhedores de café do Andes colombianos.