Sinopse

O CD “AA” é um registro histórico e com um conteúdo da mais alta qualidade musical, gravado em 2014 por Ângelo Franco e Arthur Bonilla, o álbum foi resguardado por ocasião de um trágico acidente com o violonista (Bonilla) do qual resultou seu falecimento.

O referido disco, é um registro do trabalho em duo, feito pela parelha de colegas e amigos ao longo de mais de quinze anos. Nele está registrada a simbiose dos talentos de um intérprete afinado, que compõe letra e música com rara facilidade e um Gênio do Violão de sete cordas.

Dentre as dez músicas elencadas no álbum, constam cinco releituras de temas que levam a chancela de ngelo Franco e cinco temas de autores consagrados, como: Noel Garany, Jayme Caetano Braun, Luiz Carlos Borges, Luiz Marenco e Cenair Maicá.

Setenta por cento do disco, foi gravado simultaneamente, violão e voz e no restante, as músicas levam mais de um violão, todos gravados por Arthur. O objetivo do trabalho é mostrar a versatilidade dos intérpretes de voz e violão, suas aptidões e sua cumplicidade.
Cantando e tocando de forma natural Franco e Bonilla demonstram que de fato sempre formaram uma dupla, no mais amplo sentido da palavra.

Devido à ausência física de Arthur Bonilla trabalho musical em questão terá seu trabalho de lançamento e divulgação a cargo de ngelo Franco cantor original da obra e de Gabriel Selvage, como violonista substituto, Selvage foi escolhido por ser um exímio violonista, por conhecer a fundo a obra de Bonilla e Franco e também por utilizar o sete cordas com um sotaque sulino e universal.

O Artista

Ângelo, natural de São Luiz Gonzaga, cantor poeta e compositor com mais de quatrocentas composições gravadas, participante assíduo dos festivais de música regional do país, nos quais já foi diversas vezes premiado em concursos como: Coxilha Nativista de Cruz Alta, Califórnia da Canção de Uruguaiana, Reponte de São Lourenço do Sul, Musicanto Sul-americano de Santa Rosa, Aldeia da música do Mercosul de Gravataí, Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, Festival da música Crioula de Santiago, Gauderiada da Canção de Rosário, Sapecada da Canção Nativa de Lages, Festival de músicas de Carnaval Aparício Silva Rillo de São Borja entre outros.

Franco destaca-se também, por suas participações em vários eventos culturais da América do Sul, como Fiesta de la Patria Gaucha no Uruguai, Festival de Cosquín, Festival Nacional de Malambo , Fiesta Nacional del Chamamé, estes na Argentina, além de encontros e amostragens da arte missioneira onde inclui-se também o Paraguai.

Possui três discos individuais, “Coplas de um Gaúcho Brasileiro” (Master 2000), “Eu sou Gaúcho” (Usa 2005) e De Onde Venho (Master 2010). Além dos discos solo possui um disco em parceria com o saudoso gênio do violão de sete cordas Arthur Bonilla, chamado de “AA”; este trabalho foi recentemente lançado pela gravadora Minuano Discos e Faz parte ainda, do Projeto Buenas e M’espalho, juntamente com Erlon Péricles, Shana Müller e Cristiano Quevedo, projeto vencedor dos prêmios açorianos de Música, como melhor disco regional nos anos de 2008 e 2011 com os discos “A Bombacha da Modernidade”(Master 2008) e ”#buenas_2” (Acit 2011).

Ângelo Franco acredita na arte autêntica, desde que com comprometimento e profissionalismo. “A autenticidade é a maior diferença entre os que são e os que tentam ser”.

Equipe técnica:
Voz e violão: Ângelo Franco
Acordeon: Glauco Vieira
Baixo: Miguel Tejera
Bateria: Sandro Bonato
Violão: Matheus Alves